Segplan marca nova prova objetiva da meritocracia para o dia 16/10
O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, anunciou, em coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (22/09), a realização de nova prova objetiva do 3º processo de seleção de gerentes por capacitação e mérito para o dia 16/10. Segundo o secretário, a Segplan iniciará contatos com instituições certificadas para fazer a elaboração e aplicação da próxima prova.
A pontuação referente aos currículos dos candidatos não será modificada e a nova prova objetiva terá as mesmas disciplinas da anterior (noções gerenciais, noções de administração pública, noções sobre Goiás e português). Um novo cronograma do processo de meritocracia será divulgado na próxima semana.
Somente a etapa da prova objetiva foi modificada e será aplicada novamente. As incrições não serão abertas novamente e os candidatos não poderão alterar os dados que enviaram ou a gerência para a qual concorrem.
Durante a entrevista, o secretário destacou que o governo de Goiás tem uma administração de princípios e que o maior deles é a subordinação do Estado à sociedade. “Por este motivo temos que ser transparentes e a prestação de contas se torna fundamental. Não estamos aqui para tocar a burocracia sim para verificar as condições negativas e avançar”, disse.
“Apesar de não haver fraude ou favorecimento a nenhum dos candidatos, pois houve um esquema de segurança eficiente para a prova, decidimos anular toda a prova para que uma parcela dos candidatos não se sinta prejudicada. Em especial aqueles que obtiveram pontuações maiores na disciplina de português”, explicou. Ele afirmou que a decisão foi tomada para que não houvesse mácula ao processo que busca oxigenar a máquina pública.
Vecci afirmou ainda que o processo de meritocracia, do modo como é feito em Goiás, é inédito no país. Durante a última reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, em Pernambuco, outros estados ficaram interessados na seleção que preencherá 100% dos cargos de gerência com pessoas capacitadas e qualificadas.
Fonte: Segplan